segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Disse o que eu penso



"- Educadores lembrem-se: Vocês têm a escolha de Ser educadores ou não, qualquer profissão que vocês escolherem atuar fora da escola, será mais rentável e menos cansativa do que a de um bom professor. Sem contar que vocês estarão dando uma grande oportunidade para seus alunos(de serem alunos). Vocês tem escolha e eles não! Talvez a última oportunidade que eles tenham, é a de frequentar a escola e ali encontrar um verdadeiro educador que os olhe para além do que estão vendo. Indisciplina, dificuldades de aprendizagem, violência... enfim, tantos novos sintomas e sempre por culpa dos alunos. O que tenho visto são alunos condenados ao fracasso escolar? Onde está a nossa responsabilidade em tal fracasso? Covardia não combina com educação. O que faremos nós, educadores? Um dos caminhos que tenho descoberto, é o de me aliar a pessoas que acreditam realmente no valor Educação e no Ser Humano, para além dos sintomas pós-modernos que nos aprisiona em nossas queixas e paralisação.
Parabén a todos nós, que nos colocamos em movimento! Os Românticos Conspiradores advertem: Faz-se necessário desenvolver estratégias. O mundo é de incertezas, nosso ensaio diário: mais perguntas e menos respostas.
Com carinho e admiração."
Jane Patricia Haddad

(excerto de um blog de verdadeiros Educadores, os Românticos Conspiradores. A Jane Patricia Haddad disse o que eu penso também, estamos em sintonia.)




Existe um perigo no desenvolvimento da imaginação e compreensão dos jovens se as escolas ficam dependentes do governo. Os estados dão a enfâse a currículos que servem o Estado, isto é, economia e politicas sociais. A educação não é posta ao interesse da criança, mas das necessidades econômicas da sociedade. A competição que dirige a maior parte das escolas pode beneficiar a sociedade, mas não beneficia os indivíduos. Uma educação onde cooperação e amor, em vez de competição, marca o essencial da relação entre estudantes é muito mais benéfica para o bem estar intelectual, moral e criativo dos alunos. E consequentemente para uma sociedade mais sadia!


Sem comentários: